No dia 07 de Junho de 2019 aconteceu o 1º Workshop USP sobre Utilização de Animais em Pesquisa Científica e Ensino. Voltado para alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos, o evento discutiu a legislação sobre o tema, visando que todos os projetos de pesquisa e ensino que utilizam animais e que são desenvolvidos no âmbito da Universidade devem estar adequados à lei e aprovados pela CEUA.

Também foi apresentada a importância do uso de animais de qualidade para a reprodutibilidade dos dados e como devem ser as condições de manutenção desses animais, assim como as condições de biossegurança envolvidas no âmbito da pesquisa científica, como, por exemplo, no uso de animais transgênicos. A oferta de métodos alternativos à utilização de animais foi discutida, assim como a participação das sociedades protetoras de animais no processo como um todo.