Institucional
Boas Práticas em Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa constituiu, em 29/08/2017, um Comitê de Boas Práticas Científicas que atuará para promover a disseminação de boas práticas de pesquisa e a prevenção de incidentes de má conduta científica. O objetivo do Comitê será promover a cultura da integridade ética da pesquisa por meio de ações regulares, acessíveis a todos os alunos, docentes e pesquisadores, tais como cursos on-line, curadoria de documentos, palestras, entre outras.

Conforme estabelecido na Portaria PRP nº 595/2017, o Comitê é composto pelo Pró-Reitor de Pesquisa, pela Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e por três docentes indicados pelo Pró-Reitor.

Guia de Boas Práticas Científicas

Portaria PRP nº 595, de 01 de setembro de 2017

Composição:

Sylvio Roberto Accioly Canuto - Pró-Reitor

Emma Otta - Pró-Reitora Adjunta

Ana Paula Tavares Magalhães (FFLCH)

Hamilton Brandão Varela de Albuquerque (IQSC)

Luiz Fernando Onuchic (FM)

08/05/2019 - Perspectiva sobre Plágio Acadêmico e Integridade Científica

Promovido pelo Comitê de Boas Práticas Científicas da Pró Reitoria de Pesquisa da USP, a palestra discutiu o plágio no âmbito acadêmico, em modalidades como o autoplágio e o plágio de fontes, que passam do alcance jurídico, mas impactam seriamente as rotinas e reputações científicas. Os palestrantes foram a professora Sueli Mara Ferreira e os professores Fredric Litto e Marcelo Kroskocz.

Evento no Facebook: Clique aqui

 

15/04/2019 - Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP

Proferida pelo professor  Carlos Henrique de Brito Cruz, a palestra buscou apresentar e explicar a Portaria CTA nº 01/2019, que tem por objetivo instituir a Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP.

Vídeo da Palestra: Clique aqui.

Destinado a toda a comunidade USP, este Guia disponibiliza informações sobre ética e integridade em pesquisa de forma sintética e acessível:

Guia de Boas Práticas Científicas