Pesquisa / Apoio à Pesquisa
Centrais Multiusuários

Entende-se por Centrais Multiusuários o laboratório ou o conjunto de vários laboratórios que reúnem equipamentos complementares e/ou compartilháveis e disponibilizados a diferentes usuários da própria USP ou instituições externas a ela.

Permitem o acesso a equipamentos de alto custo, que são assim colocados à disposição de um maior número de usuários, o acesso a técnicas e métodos avançados de investigação, o acesso a especialistas e a serviços voltados à investigação científica. Aumentam assim a interação entre pesquisadores e a produtividade científica.

Pressupõe-se que as centrais/laboratórios multiusuários sejam administradas de forma consistente para assegurar a acessibilidade, a estabilidade e a confiabilidade, adequada relação custo-eficácia, controle de qualidade e regulamentadas de forma que possam obter apoio das agências de fomento. Funcionam em sistema de agendamento e as condições dos serviços prestados são tratadas com os responsáveis baseadas em normas pré-estabelecidas.

 

Centrais Multiusuários Existentes na USP

Existem várias centrais multiusuários na USP que foram constituídas quando a Fapesp abriu o Programa Equipamentos Multiusuários em 2011-2012. Vários grupos foram contemplados e, segundo a exigência da Fapesp e do Programa, os contemplados disponibilizam os equipamentos criando sites que incluímos no link das Centrais multiusuários da PRP.

Outras centrais/laboratórios multiusuários existem na USP que tiveram o apoio da Fapesp em outros programas bem como tiveram apoio de outras agências de fomento como a Finep. Os sites ou endereços eletrônicos para contato estão disponibilizados nos links ao lado.

Para uma visão global e atualizada dos equipamentos multiusuários concedidos pela Fapesp a pesquisadores da USP, sugerimos também consultar os links www.fapesp.br/emu ou www.fapesp.br/14038.

As Centrais/Laboratórios Multiusuários existentes na USP serão, em futuro próximo, disponibilizados nesta página.