Pesquisa / Apoio à Pesquisa
Centrais Multiusuários

Entende-se por Central Multiusuário o laboratório, ou o conjunto de vários laboratórios, que reúne equipamentos complementares e/ou compartilháveis,  disponibilizados a diferentes usuários da própria USP ou de instituições externas.

As Centrais Multiusuários aumentam a interação entre pesquisadores e a produtividade científica, permitindo que o usuário acesse equipamentos de alto custo, técnicas e métodos avançados de investigação, além de contar com especialistas e serviços voltados à investigação científica.

Para assegurar a acessibilidade, estabilidade e  confiabilidade, as Centrais devem ser regulamentadas e administradas de forma consistente, visando uma adequada relação custo-eficácia, e um bom controle de qualidade, de forma que possam obter apoio das agências de fomento.

Centrais Multiusuários Existentes na USP

O USPMulti é o novo sistema lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa onde as Centrais Multiusuários da USP podem se cadastrar para terem acesso a uma plataforma de gerenciamento do uso dos equipamentos.

No sistema o usuário interno e externo pode pesquisar a Central que atende a sua necessidade e agendar/reservar os serviços desejados e equipamentos a serem usados.

Para saber como cadastrar uma Central no sistema (opção disponível apenas  para USP), ou como se cadastrar como usuário (opção para USP e externos), acesse os manuais do USPMulti clicando aqui.

Existem diversas centrais multiusuários na USP que foram constituídas com a abertura do Programa Equipamentos Multiusuários pela Fapesp, em 2011-2012.  Há também Centrais da USP que tiveram apoio de outras agências de fomento como a Finep.

Recém lançado, o USPMulti está iniciando suas atividades, recebendo seus primeiros cadastros de Centrais e usuários. Sendo assim, para uma visão mais global dos equipamentos multiusuários concedidos pela Fapesp a pesquisadores da USP, sugerimos também consultar o link www.fapesp.br/emu.