Conhecendo os CEPIDs Fapesp da USP: CEPOF

O Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF/Cepid) desenvolve pesquisas em ciência básica e aplicada nas áreas de Física Atômica e Molecular, Biofotônica e Plasmônica, que são ligadas por um tema em comum: a interação da luz com a matéria. Localizado em São Carlos, o CEPOF busca promover avanços tecnológicos na área de óptica, bem como uma ampla e profunda colaboração interdisciplinar entre o Centro, empresas privadas, e parceiros internacionais.

Com estudos em campos como os Condensados de Bose-Einstein, Tecnologias Quânticas, Controle Microbiológico, Fototerapia, Metamateriais Plasmônicos, entre muitos outros, o CEPOF é responsável por diversos avanços científicos como a criação de um protótipo que conjuga o uso de laser com ultrassom e que se mostrou eficiente no tratamento dos sintomas da fibromialgia e das dores da Disfunção Temporomandibular (DTM).

Das ações de educação e divulgação científica, o CEPOF se liga à comunidade por meio de diversas atividades, como o planetário e exposi­ções itinerantes, workshops científicos e as Feiras de Ciências de níveis Nacional e Estadual realizadas em escolas públicas do Estado de São Paulo e, também, no interior da Amazônia.

Além disso, o Centro possui o canal TV Ciência (canal 10 da rede Net São Calos), 24 horas no ar, que conta com programas televisivos como o “Ciências para Todos” e “Fala Jovem”. Também criou 58 Clubes de Ciências, em parceria com a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos. Os Clubes têm acompanhamento o ano todo e apresentam os seus trabalhos na Feira de Ciência e Tecnologia do CEPOF, a cada ano com diferentes temas. O tema corrente de 2018 é “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”.

Acesse o site do CEPOF clicando aqui. Curta também as páginas do Facebook do Centro: facebook.com/cepof  e  facebook.com/DifusaoCEPOF/

Outros links úteis


Conheça os Projetos de Pesquisa


Conheça as ações de Educação e Difusão - Catálogo Institucional 2018


Conheça os Projetos de Inovação


Canal do Youtube


Google Acadêmico


Publicações por área e ano


Notícias Recentes (Início de 2018)


Terapia fotodinâmica revoluciona diagnóstico e tratamento do câncer de pele mais comum no Brasil


Ultrassom associado a Laser combate a dor da Disfunção Temporomandibular



Evento previsto por Einstein e Bose teria comportamento semelhante ao da luz


Laser e ultrassom conjugados combatem sintomas da fibromialgia


Laser infravermelho ajuda a combater gordura no fígado




Colaboraram com o conteúdo dessa matéria: Wilma Barrionuevo - CEPOF - Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica
Compartilhe: