Convênios e Parcerias
Convênios

 

 

Parcerias

Decreto Nº 59.215, de 21 de maio de 2013

Dispõe sobre a disciplina acerca da celebração de convênios, no âmbito da Administração Centralizada e Autárquica, e sobre a instrução dos processos respectivos

Resolução Nº 6.966, de 21 de outubro de 2014

Institui o Portal de Convênios da USP, dispõe sobre as informações e análises pertinentes aos convênios, contratos de prestação de serviços em que a USP figure como contratada e outros ajustes do gênero

Deliberação COP nº 8/2014

Dispõe sobre delegação de competência para apreciação de mérito dos convênios, contratos de prestação de serviços em que a USP figure como contratada e outros ajustes do gênero aos Conselhos Centrais da Universidade, admitida a subdelegação às Comissões das Unidades.

Resolução CoPq Nº 7.047, de 30 de março de 2015

Dispõe sobre subdelegação de competência às Unidades, Institutos Especializados e Museus da USP para formalização de Termos de Transferência de Material Simplificados, Acordos de Confidencialidade e Termos Aditivos com objeto preponderante de Pesquisa.

Portal de Convênios

 

Desde setembro de 2014 a USP possui convênio firmado com o Coursera, plataforma líder no oferecimento de MOOCs (Massive Open Online Courses), modalidade que vem se consolidando como uma evolução dos modelos tradicionais de Ensino a Distância (EAD) e está no centro de algumas iniciativas acadêmicas inovadoras.

Para a USP, dentre os benefícios dessa parceria, estão a possibilidade de ampliação do conhecimento do nome da Universidade e seus docentes no Brasil e no exterior, a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem de vanguarda, uso de uma ferramenta de apoio à capacitação que amplia o alcance das ações da universidade, entre outros.

Considerando a importância de estarmos alinhados com a vanguarda de novas ferramentas pedagógicas, convidamos os docentes da USP a apresentar uma proposta de curso que possa participar do lançamento de um pacote de cursos em português que está sendo programado pelo Coursera e suas universidades parcerias no Brasil para acontecer no mês de setembro de 2017.

A primeira etapa foi o preenchimento de um formulário online até dia 01/03/2017. As propostas selecionadas serão convidadas a encaminhar um planejamento mais detalhado do curso que deverá ser enviado em formulário próprio. Depois disso, a Pró-Reitoria de Pesquisa escolherá as propostas de curso finalistas que receberão apoio para serem produzidas. Estes cursos deverão estar prontos na plataforma Coursera até o mês de setembro.

Disponibilizamos abaixo links para acessar materiais de apoio para a elaboração de propostas de cursos no formato MOOC.

******************

Informações gerais – o que devo considerar para elaborar um MOOC?

Orientações sobre o desenho do curso

Requisitos Mínimos

Tipos de Avaliações

Orientações sobre vídeo-aulas

Como os cursos são oferecidos na plataforma Coursera (periodicidade)

Dicas para elaboração de objetivos educacionais efetivos para MOOCs

Definindo objetivos para o curso

Melhores práticas para vídeo-aulas

Tipos de arquivos aceitos