Pesquisa / Organização da Pesquisa
CPEs

http://www.fapesp.br/cpe/

"O Programa FAPESP de Centros de Pesquisa em Engenharia usa o modelo bem-sucedido do Programa Especial CEPID (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) e o associa ao PITE, no qual há uma empresa parceira co-financiadora da pesquisa, fortemente motivada para participar da definição dos temas focais a serem investigados, participar ativamente dos projetos de pesquisa, e para usar os resultados obtidos com o centro.

A característica mais importante do plano de ação de um Centro de Pesquisa em Engenharia é sua multiplicidade de missões. Na base de suas atividades, a missão principal é executar projetos de pesquisa complexos, na fronteira do conhecimento, orientados a problemas e à busca de resultados bem definidos, que colaborem para a formação de um centro de pesquisa de classe mundial durante sua existência. Adicionalmente, o plano do Centro deve desenvolver, a partir do núcleo de pesquisa internacionalmente competitiva, meios efetivos de transferência de tecnologia, educação e disseminação do conhecimento.

A complexidade da execução do plano de pesquisa de um Centro de Pesquisa em Engenharia requer financiamento de longo prazo e autonomia no uso de recursos. Esta exigência torna imperativo uma forte conexão institucional com o parceiro co-financiador e meios adequados para um rigoroso acompanhamento de suas atividades.

Em resumo, um Centro de Pesquisa em Engenharia apoiado pela FAPESP deve demonstrar:

a) Pesquisa de classe internacional na fronteira do conhecimento, fundamental ou orientada para aplicações, em ambos os casos buscando explorar ativamente as oportunidades de contribuir à resolução de problemas e à busca de resultados bem definidos, com potencial evidenciado para criar o impacto social e para a inovação tecnológica;

b) Transferência de conhecimento para a Empresa parceira e a sociedade, incluindo-se aí o setor empresarial, o setor não-governamental e/ou o setor público. Alguns exemplos de realizações valorizadas neste objetivo são:

b.1.Realização de projetos em parceria com empresas ou órgãos, governamentais ou não, responsáveis por políticas públicas. Esses projetos poderão beneficiar-se dos programas Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) ou de Pesquisas sobre Políticas Públicas da FAPESP (PPP).

b.2.Formação de pequenas empresas que incorporem resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Centro a seus produtos ou serviços. Essas pequenas empresas poderão beneficiar-se do Programa de Inovação em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP.

c) Interação com o sistema educacional, especialmente nos níveis fundamental e médio, por exemplo, usando o Programa de Melhoria do Ensino Público da FAPESP.

A premissa que fundamenta e orienta um projeto como o Centro de Pesquisa em Engenharia é a realização de pesquisa competitiva internacionalmente segundo os melhores referenciais mundiais de excelência . Desta atividade de pesquisa derivam os demais objetivos acima listados."

RCGI - Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (Shell) - Coordenador: Julio Romano Meneghini

Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano (Natura) - Coordenadora: Emma Otta

SPARCBio - Centro de Pesquisa Avançada de São Paulo para Controle Biológico (Koppert) - Coordenador:  José Roberto Postali Parra.

CINE - Centro de Inovação em Novas Energias (Shell) - em parceria com Unicamp e IPEN. Coordenador USP: Juarez Lopes Ferreira da Silva.