GIP

O sistema Gestão da Informação de Projetos (GIP) foi desenvolvido pela
Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) a pedido da Pró-Reitoria de Pesquisa e implementado em 2015.

Esse aplicativo web gerencia e controla a execução dos projetos de pesquisas financiados com verbas extraorçamentárias das agências de fomento, em total aderência aos modernos procedimentos de gestão de auxílios financeiros e prestações de contas online, com a transparência, segurança e agilidade que dele se espera.

O Sistema GIP tem como objetivo reduzir o tempo gasto na prestação de contas das atividades financeiras dos projetos de pesquisa, permitindo que o Pesquisador destine seu tempo para o que é mais importante: produzir conhecimento científico. Além de minimizar os trâmites burocráticos dispendido com as atividades científicas, facilita a contabilidade dos projetos e, sob o ponto de vista institucional, permite o acompanhamento dos projetos em andamento na Universidade.

Seus processos abrangem as etapas de cadastro, execução e prestação de contas, contando com várias funcionalidades, entre as quais, controle de saldo, registros de entrada e saída de dinheiro, elaboração de relatórios gerenciais, gerenciamento do patrimônio do auxílio ou projeto.

Uma das grandes vantagens do GIP é a integração com outros sistemas da USP (como, por exemplo, o Sistema Mercúrio) e da FAPESP. Desde maio de 2017, os auxílios aprovados pela FAPESP – atualmente são gerenciados pelo sistema SAGe – são automaticamente inseridos no GIP-USP, permitindo a gestão do auxílio e a prestação das contas online à FAPESP, ao final do processo. De acordo com o OF. PRP 215/2021, em abril de 2021, as prestações de contas iniciais dos processos de auxílios com a FAPESP passarão a ser submetidas em formato digital, obrigatoriamente por meio do Sistema GIP.

Desde 2019, essa gestão da PRP tem organizado eventos presenciais e remotos para a capacitação dos servidores das Unidades, Institutos Especializados e Museus da USP, que desempenham atividades nos centros de gerenciamento de projetos, escritórios de apoio institucional, seções contábeis e de finanças, entre outros setores que fazem uso desse sistema.

Para que os outorgados e os servidores possam familiarizar-se com este sistema, além dos cursos de capacitação costumeiramente oferecidos, a PRP disponibilizou em seu site os vídeos do treinamento online do Sistema GIP, como forma de auxiliar o aprendizado operacional dos novos usuários. Conforme Ofício Circular 04/2021/PRP/STI, a partir de 30/07/2021, as dúvidas dos usuários sobre o Sistema GIP deverão ser encaminhadas para o servidor indicado para ser o “ponto de contato GIP”, pelo e-mail institucional da Unidade (Museu ou Institutos Especializados), que constam da relação “E-mails e contatos GIP”, no quadro à direita desta página.

Atendimento de dúvidas GIP – lista de e-mails institucionais e pontos de contato

GIP – Importação de materiais

OF CIRC 004_2021_PRP_STI_Sistema GIP  – sobre orientações de procedimentos e responsabilidades. Dar mais agilidade no atendimento.

Portaria PRP 824 GRS_GIP_08_07_2021 – sobre a instituição do Grupo Responsável pelo Sistema de
Gestão da Informação de Projetos (GRS_GIP USP)

Ofício PRP 309/2021 – sobre o uso do Sistema de Gestão da Informação de Projetos –
“GIP USP” – para prestações de contas com a FAPESP

Oficio PRP 215/2021 – obrigatoriedade de uso do sistema GIP para prestação de contas  iniciais dos processos de auxílios concedidos pela FAPESP

Ofício PRP 258/2021 – realização de reunião online para docentes.
Esclarecimento de dúvidas sobre o Sistema de Gestão da Informação de Projetos
– “GIP USP”

Of. Circ. PRP 12/2019 – indicação de Funcionário Chefe

Acesse o GIP: https://uspdigital.usp.br/gpusp