Programas
Iniciação científica

A Iniciação Científica é um programa que atende alunos dos cursos de graduação desde 1983, colocando-os em contato com grupos e linhas de pesquisa para proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos. Visando estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico, o aluno é orientado por um pesquisador experiente e atuante em sua respectiva área do conhecimento, sob as condições criadas pelo confronto direto com os problemas práticos da pesquisa. O estudante pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica com bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento.

 

PIBIC

A Pró-Reitoria de Pesquisa administra o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) destinado aos alunos de graduação. Este programa tem por objetivo promover desenvolvimento da pesquisa da Instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica e convivência com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. O princípio que deve reger as atividades de Iniciação Científica é dirigido prioritariamente ao benefício dos alunos, que têm no Programa a oportunidade de complementar sua formação acadêmica e aprimorar seu conhecimento e preparo para a vida profissional.

 

PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) foi criado pelo CNPq no sentido de estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

Os objetivos do programa são: contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.

 

IC sem bolsa/ IC com bolsa pela Unidade

O aluno poderá ainda desenvolver Iniciação Científica sem bolsa de incentivo - realizando pesquisa voluntariamente -, ou com bolsas de incentivo disponibilizadas pelas Unidades de Ensino Departamentais. Para maiores informações, recorrer à Unidade específica onde seria realizada a IC, para confirmar se estas opções estão disponíveis e quais os respectivos procedimentos para adesão.

 

SIICUSP

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais, bem como contribuir para o desenvolvimento das competências necessárias para a pesquisa acadêmica, promovendo oportunidade para a interação de pesquisadores de todos os níveis e áreas, e fomentando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na Universidade.