Inteligência computacional usa notícias da internet para prever casos de coronavírus

Uma plataforma desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, que usa inteligência artificial para analisar eventos extraídos de textos de notícias, está sendo utilizada para coletar eventos mencionando o novo coronavírus ou a doença covid-19. A meta é usar essas informações como conhecimento complementar para ser incorporado em modelos de previsão já existentes. Um exemplo é a previsão da curva de contaminação da pandemia, que pode ser ajustada considerando eventos sobre esse assunto. Além disso, esse conhecimento adicional será importante para apoiar especialistas na identificação futura de iniciativas bem-sucedidas e mal-sucedidas no combate ao vírus, o que terá grande utilidade nas próximas epidemias que enfrentaremos.

Veja a reportagem completa em: https://jornal.usp.br/universidade/inteligencia-computacional-usa-noticias-da-internet-para-prever-casos-de-coronavirus/.

Interface do Websensors Analytics – Covid-19 [Clique na imagem para acessar a plataforma] – Foto: Reprodução/Websensors Analytics