Pesquisa / Apoio à Pesquisa
interNuvem

O interNuvem USP é um conjunto integrado de servidores, dispositivos de armazenamento e rede de dados que estão sendo disponibilizados, para fins de pesquisa, para a comunidade USP e para pesquisadores externos, por meio de interface Web. Há inúmeras vantagens no uso do sistema interNuvem sobre a aquisição de recursos físicos de TI:

- Alta Disponibilidade
- Flexibilidade e Escalabilidade
- Manutenção e Atualização
- Segurança
- Tarifação por recurso alocado/consumido
- Possibilidade de contratação de serviços com licenças de softwares inclusas

O uso do sistema interNuvem USP para outras finalidades, como ensino, extensão, administração será objeto de outras regulamentações da Reitoria da USP.

É importante salientar que a FAPESP manifestou sua concordância com o pagamento pelo uso do sistema interNuvem USP em projetos financiados por ela, conforme carta anexa, dirigida ao prof. Joaquim José de Camargo Engler, Diretor Administrativo da FAPESP, pelo gerente de auditoria da FAPESP, Sr. Zeferino Ribeiro Moreira, e que reproduzimos com permissão do prof. Engler.

A Portaria 460/2015 da Pró-Reitoria de Pesquisa, publicada no dia 19 de novembro de 2015, estabelece as regras de utilização do interNuvem USP pela comunidade USP para fins de pesquisa. As regras e outras informações sobre o novo sistema estão descritas na circular PRP-STI 001/2015.

Portaria PRP Nº 460, de 19 de novembro de 2015

Circular PRP-STI 001/2015

 

A Portaria 485/2016 da Pró-Reitoria de Pesquisa, publicada no dia 22 de junho de 2016, estabelece as regras de utilização do interNuvem USP por usuários externos à USP para fins de pesquisa. As regras e outras informações sobre o novo sistema estão descritas na circular PRP-STI 001/2016.

Portaria PRP Nº 485, de 22 de junho de 2016

Circular PRP-STI 001/2016