Pesquisadores criam protótipo de robô que poderá ajudar no combate à covid-19

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, os profissionais da área da saúde estão sobrecarregados e os esforços que realizam são reconhecidos mundo afora. Com o objetivo de construir uma solução tecnológica para ajudar esses profissionais, seis pesquisadores criaram o protótipo de um robô autônomo: “O objetivo é dar suporte na distribuição de remédios e alimentos aos pacientes doentes em hospitais e, com isso, além de diminuir a carga de trabalho, também será diminuído o contato entre profissionais da saúde e pessoas com a covid-19”, explica a doutoranda Daniela Ridel.

Veja a reportagem completa em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/pesquisadores-criam-prototipo-de-robo-que-podera-ajudar-no-combate-a-covid-19/.

A versão atual do robô conta com placas de Arduino e Raspberry para processar os algoritmos de controle dos motores. A equipe também utiliza algoritmos de percepção e inteligência (assista aos vídeos de demonstração no final desta reportagem) – Foto: 3DSoft