Eventos
USP Lectures e USP Nobel Lectures

Os programas USP Lectures e USP Nobel Lectures nasceram em 2015 com a finalidade de ampliar o acesso a discussões científicas atuais a diferentes públicos, especializados ou não. Os eventos prestam homenagem a pesquisadores e docentes condecorados com premiações nacionais e internacionais, que falam tanto de suas experiências acadêmico-científicas, quanto de suas trajetórias de vida.

A versão Nobel do USP Lectures é parte do programa Nobel Prize Inspiration Iniciative (NPII), cuja realização proporciona visitas de Laureados do Prêmio Nobel a universidades e centros de pesquisa ao redor do mundo. O programa é concebido pela Nobel Media e realizado em parceria com empresas. Nessa aula magna, a Pró-Reitoria de Pesquisa, juntamente com esses especialistas de renome internacional, visa explorar e disseminar conhecimentos importantes em um tema relevante, tanto para o público acadêmico quanto para a sociedade em geral. Busca também, através de histórias e insights inspiradores, promover a aproximação de grandes nomes da ciência mundial à comunidade científica e, especialmente, do público de jovens cientistas.

Sugestões de temas podem ser enviadas para o coordenador da iniciativa, Prof. Hamilton Varela (hamiltonvarela@usp.br).

Eventos
Edições

USP Lecture #23 | "Ciência, Tecnologia e Inovação com Transdisciplinaridade", dia 30 de Agosto de 2018, às 14h30, com o Prof. Emérito Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos da USP e do IEA-USP.

Facebook: Evento


USP Lecture #22 | "Modelos Matemáticos Prospectivos: Uso de Vacinas contra o Zika", dia  8 de Agosto de 2018, às 14h, com o Prof. Dr. Eduardo Massad, da Faculdade Getúlio Vargas e da Escola de Medicina Tropical de Londres

Facebook: Evento


USP Lecture #21 | "Perspective of renewable energy systems", dia  22 de Junho de 2018, com o Prof. Dr. Detlef Stolten, diretor do Institute of Electrochemical Process Engineering (IEK‐3) no Juelich Research Center na Alemanha.

Fecebook: evento


USP Lecture #20 | “Hapiness and Well Being: Individual Differences and Twin-Based Research”,  dia 16 de Maio de 2018, com a Prof. Meike Bartels, University Research Chair in Genetics and Wellbeing - Vrije Universiteit Amsterdam 

Facebook: evento.


USP Lecture #19 | “Conversas com David Gale, Teoria dos Jogos e Matchings Estáveis.”,  dia 22 de Março de 2018, com a Prof. Marilda Antonia de Oliveira Sotomayor, da EPGE/FGV/RJ e Professora Titular da USP e da UFRJ.

 

Facebook: evento.

USP Lectures #18 | “Neotropical lianas: diversity and evolution”,  dia 08 de dezembro de 2017, com o Dr. Pedro Acevedo, curador do US National Herbarium, Smithsonian Institution, USA.

Facebook: evento.

 

USP Lectures #17 | “Agricultura de ontem, de hoje e de amanhã”,  dia 05 de dezembro de 2017, com o Dr. Alysson Paolinelli, Ex Ministro da Agricultura e Presidente Executivo da ABRAMILHO.

Facebook: evento.

 

USP Lectures #16 |  “O que aconteceu com a economia brasileira?”, dia 29 de novembro de 2017, com o Dr. Otaviano Canuto, Diretor Executivo do Banco Mundial para o Brasil, Colômbia, Equador, Filipinas, Haiti, Panamá, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago.

Facebook: evento.

 

USP Lectures #15 | “O método etnográfico nos estudos sobre violência e criminalidade: resultados obtidos e perspectivas”, realizado em 21 de novembro de 2017, com o Prof. Gabriel Feltran, Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Coordenador de Pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e Pesquisador do Núcleo de Etnografias Urbanas do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).

Facebook: evento.

 

USP Lectures #14 |  “Learning How to Learn”, realizado em 13 de novembro de 2017, com a Prof. Barbara Oakley, co-criadora e instrutora do curso em formato MOOC mais popular disponível no Coursera: “Learning How To Learn: Powerful mental tools to help you master tough subjects”.

Facebook: evento.

 

USP Lectures #13 | “An Intercontinental Experiment in Academic Research and Teaching”, realizado em 25 de outubro de 2017, com o Prof. Dr. Hellmut Eckert, foi pesquisador e professor na Alemanha e nos Estados Unidos antes de se tornar docente do Instituto de Física de São Carlos, em 2011.

Facebook: evento.

 

USP Lectures #12 | "Scientist, a dream job!", realizado em 25 de outubro de 2017, com o Prof. Da-Zhi Wang, professor do Boston Children's Hospital da Harvard University, onde dirige um laboratório que pesquisa o desenvolvimento e doenças cardiovasculares.

Facebook: evento.

 

USP Lectures #11 | “Explanation as a Vocation: The Value of Scholarship in a World of So-Called ‘Alternative Facts'”, realizado em 24 de outubro de 2017, com o  Prof. Patrick Jackson, professor de Relações Internacionais e Associate Dean for Undergraduate Education da American University.

Facebook: evento.

 

USP NOBEL LECTURES #10 | “Quantum Computers and Raising Schrödinger’s Cat”, realizado em 11 de outubro de 2017, com o Dr. David Wineland (NIST, Boulder, CO, USA), Prêmio Nobel de Física de 2012.

Facebook: evento.

 

USP Lectures #9 | “Desafios ao crescimento inclusivo brasileiro”, realizado em 04 de outubro de 2017, com o Prof. Ricardo Paes de Barros, autoridade mundial em questões relacionadas a educação, pobreza, desigualdade e mercado de trabalho e política social.  Economista-Chefe do Instituto Ayrton Senna e Professor da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper.

Facebook: evento.

 

USP Lectures #8 | “Vidro: 6000 anos de tecnologia, ciência e arte”, realizado em 29 de junho de 2017, com Edgar Zanotto, Professor titular da Universidade Federal de São Carlos. Agraciado na Ordem Nacional do Mérito Científico – classe Comendador, recebeu também o Prêmio  Almirante Álvaro Alberto do CNPq e o The World Academy of Sciences -  Engineering Award, entre outros.

Facebook: evento.

 

USP Lectures #7 | “Transgenic livestock as drug factories” - Produção de biofármacos por meio de animais transgênicos, realizado em 16 de maio de 2017, com William H. Velander, professor e pesquisador no College of Engineering Distinguished Scholar e na University of Nebraska-Lincoln, que tem trabalhado na concepção e desenvolvimento de fontes mais seguras de produção de bioterapêuticos desde 1987 e também como consultor para a USFDA (US Food and Drug Administration) a fim de regulamentar a produção de moléculas terapêuticas que são utilizadas para tratamentos humanos e que sejam derivadas de animais transgênicos.

 

USP Lectures #6 | “The HIV Vaccine Problem” – As problemáticas da vacina contra o vírus HIV, realizado em 10 de abril de 2017, com Michel C. Nussenzweig, professor e pesquisador na The Rockefeller University.  Especialista em Imunologia Molecular, dedicado à pesquisa dos sistemas imunológicos adaptativo e inato.

Facebook: evento.

 

USP Nobel Lectures #5 | “Photochemistry for a greener future” – Fotoquímica para um futuro verde, realizado em 30 de janeiro de 2017, com Martyn Poliakoff, professor e pesquisador em química na Universidade de Nottingham e apresentador do Canal do YouTube Periodic Videos, de difusão da ciência ao público não especializado.

USP Nobel Lectures #4 |Empurrando Limites Quânticos: Teletransporte, trajetórias sem incertezas e outros truques, realizado em 31 de outubro de 2016, com Eugene Polzik, professor do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhagen, diretor científico do Centro Dinamarquês para Ótica Quântica e expert externo do Comitê Nobel para Física.

 

USP Lectures #3 | “Origens da linguagem humana”, realizado em 20 de outubro de 2016, com o professor de Linguística e de Língua e Cultura Japonesas e especialista em educação à distância, Shigeru Miyagawa, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e University of Tokyo.

 

USP Lectures #2 | “O Antropoceno: O homem no centro da nova era geológica e suas consequências”, realizado em 24 de agosto de 2016, com Paulo Artaxo (IF USP), mestre em Física Nuclear, doutor em Física Atmosférica e referência mundial sobre mudanças climáticas globais.

USP Nobel Lectures #1 | “Desconstruindo o sistema imunológico através da mutagênese germinativa aleatória”, realizado em 27 de outubro de 2015, com Bruce Beutler, imunologista, professor e diretor do Departamento de Genética do Scripps Research Institute, em La Jolla (Califórnia), vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 2011, em parceria com Jules Hoffmann e Ralph Steinman.