Eventos
USP Lectures e USP Nobel Lectures

Os programas USP LECTURES e USP NOBEL LECTURES nasceram em 2015 com a finalidade de ampliar o acesso a discussões científicas atuais a diferentes públicos, especializados ou não. Os eventos prestam homenagem a pesquisadores e docentes condecorados com premiações nacionais e internacionais, que falam tanto de suas experiências acadêmico-científicas, quanto de suas trajetórias de vida.

A versão Nobel do USP Lectures é parte do programa Nobel Prize Inspiration Iniciative (NPII), cuja realização proporciona visitas de Laureados do Prêmio Nobel a universidades e centros de pesquisa ao redor do mundo. O programa é concebido pela Nobel Media e realizado em parceria com empresas. Nessa aula magna, a Pró-Reitoria de Pesquisa, juntamente com esses especialistas de renome internacional, visa explorar e disseminar conhecimentos importantes em um tema relevante, tanto para o público acadêmico quanto para a sociedade em geral. Busca também, através de histórias e insights inspiradores, promover a aproximação de grandes nomes da ciência mundial à comunidade científica e, especialmente, do público de jovens cientistas.

Próximos USP Lectures:

Anteriores:

USP NOBEL LECTURES#1 | “Desconstruindo o sistema imunológico através da mutagênese germinativa aleatória”, realizado em 27 de outubro de 2015, com Bruce Beutler, imunologista, professor e diretor do Departamento de Genética do Scripps Research Institute, em La Jolla (Califórnia), vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 2011, em parceria com Jules Hoffmann e Ralph Steinman.

USP LECTURES#2 | “O Antropoceno: O homem no centro da nova era geológica e suas consequências”, realizado em 24 de agosto de 2016, com Paulo Artaxo, mestre em Física Nuclear, doutor em Física Atmosférica, do Instituto de Física da USP, referência mundial sobre mudanças climáticas globais.

USP LECTURES #3 | “Origens da linguagem humana”, realizado em 20 de outubro de 2016, com o professor de Linguística e de Língua e Cultura Japonesas e especialista em educação à distância, Shigeru Miyagawa, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e University of Tokyo.

USP NOBEL LECTURES #4 | “Empurrando Limites Quânticos: Teletransporte, trajetórias sem incertezas e outros truques”, realizado em 31 de outubro de 2016, com Eugene Polzik, professor do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhagen, diretor científico do Centro Dinamarquês para Ótica Quântica e expert externo do Comitê Nobel para Física.

Dia 13/11 às 14:00 horas:
USP Lecture: “Learning How to Learn” (em inglês)
Barbara Oakley
Sala do Conselho Universitário
Rua da Reitoria, 374 – térreo
Cidade Universitária – São Paulo/SP

Sugestões de temas podem ser enviadas para o coordenador da iniciativa, Prof. Hamilton Varela (hamiltonvarela@usp.br).

Logo_USP_LECTURES