A PRP e o COVID-19

COVID-19 – Orientações da PRP – atualizado em 19/03/2020

COVID-19 – ORIENTAÇÕES DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Com o agravamento da epidemia de coronavírus no Estado de São Paulo e as consequentes restrições e recomendações definidas pelo Ministério da Saúde, pelo Governo do Estado, e pela Reitoria da USP, a Pró-Reitoria de Pesquisa apresenta recomendações quanto às atividades de pesquisa no âmbito da Universidade e orientações sobre seus programas, editais e atividades administrativas.

Atividades de Pesquisa

A recomendação aos pesquisadores (professores, alunos de Iniciação  Científica e Tecnológica, pós-doutorandos e pesquisadores colaboradores) é manter as atividades de pesquisa da melhor maneira possível, acompanhando todas as orientações, informações e decisões da Reitoria. Deve-se buscar reduzir a presença das pessoas nos campi.

As diretrizes gerais para o momento são:

• atividades que podem ser realizadas de forma não presencial

As atividades de pesquisa que podem ser realizadas de forma não presencial devem evitar o comparecimento ao campus. Para o caso de pesquisadores em programas de Iniciação Científica e Tecnológica e Pós-doutorado, essas atividades serão realizadas em conformidade com um plano traçado pelo orientador ou supervisor.

• atividades de laboratório

Para as atividades de laboratório, os coordenadores devem identificar as atividades que devem ser mantidas. Como um possível guia, listamos abaixo 4 categorias de atividades que poderão auxiliar os coordenadores em sua decisão (essas categorias são usadas por outras instituições, p.ex., pelo Massachusetts General Hospital):

1. Atividades que podem ser realizadas remotamente.
  2. Trabalhos que podem ser interrompidos ou paralisados sem prejuízo.
  3. Experimentos de longa duração ou atividades que sendo interrompidas podem gerar grandes perdas científicas, financeiras ou perda de dados importantes.
  4. Atividades essenciais que devem obrigatoriamente ser mantidas (tais como biotérios, linhagem de células, viveiros, aquários, amostras de espécies, criogenia, freezers, etc.)
  • As atividades nos níveis 1 e 2 dispensam o comparecimento de pessoal ao campus.
  • As atividades no nível 3 devem ser identificadas pelo docente coordenador do laboratório junto com a Unidade, atentando para as necessidades de pessoal técnico ou participante dos experimentos, que devem ser mantidos para as atividades a serem realizadas, de acordo com a orientação da CODAGE e do dirigente da Unidade.
  • Experiências que ainda não foram iniciadas devem ser evitadas nesse período.
  • As atividades do nível 4 devem necessariamente ser asseguradas pelos responsáveis nas respectivas Unidades.

• atividades de pesquisa de campo

Atividades de pesquisa de campo devem ser evitadas nesse período.

Editais

1. Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa com Iniciativas de Ciência Cidadã: mantido o cronograma de envio das propostas e de avaliação. O prazo de execução dos projetos contemplados poderá ser estendido futuramente, se necessário.

1. Edital de Apoio a Eventos Científicos (2ª Chamada): mantido o cronograma de envio das propostas e de avaliação. A data de realização dos eventos poderá ser alterada para o segundo semestre, se necessário.

1. Edital de seleção de propostas para distribuição de cargos docentes: o processo de avaliação está interrompido.

1. Edital de Apoio a Eventos Científicos (1ª Chamada): caso um evento que tenha recebido apoio financeiro da PRP seja cancelado, os recursos repassados deverão ser devolvidos. Se o evento for adiado, o coordenador deverá encaminhar uma justificativa via Fale Conosco para postergar a prestação de contas, informando a nova data do evento assim que definida, desde que no corrente exercício financeiro.

1. Edital de Apoio a Novos Docentes 2018: docentes que não tenham utilizado todo o recurso devido ao adiamento  de evento, viagem, ou outra atividade programada devem encaminhar justificativa via Fale Conosco para prorrogar o prazo, informando seu planejamento para utilização dos recursos remanescentes.

1. Edital de Apoio a Projetos que Façam Uso de Sistemas Digitais Inteligentes: prazo para entrega do produto final e dos relatórios acadêmico e de prestação de contas mantido para 30/04, via sistema Atena (Pesquisa Atende>Formulários>Nova Solicitação>Entregas Sistemas Inteligentes); coordenadores com atividades adiadas devido à pandemia que precisem postergar o prazo devem enviar justificativa via Fale Conosco.

Funcionamento da Pró-Reitoria de Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa está se organizando para manter suas atividades em funcionamento, respeitando as orientações da Coordenadoria de Administração Geral da Universidade. O contato para quaisquer demandas ou consultas é o Fale Conosco, que pode ser acessado no website da PRP (www.prp.br).

As informações acima poderão ser atualizadas a qualquer momento.

Mais detalhes sobre as atividades da Universidade de São Paulo durante a epidemia de coronavírus estão disponíveis no website: https://coronavirus.usp.br/

____________________________________________________________________________

Agências de Fomento

A FAPESP prorrogou prazos para prestação de contas e vigência de bolsas no país. Importação de bens e concessão de novas bolsas no exterior ficam temporariamente suspensas.

O CNPq atenderá as demandas individualmente por meio de seus canais de atendimento.