Aluna USP recebe Prêmio Jovem Neurocientista 2018 por projeto de Iniciação Científica

No último Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento - SBNeC, realizado em Agosto de 2018, a aluna Ana Carolina Medeiros, graduanda em Biologia na USP, foi agraciada com o Prêmio Jovem Neurocientista 2018.

Ana Carolina desenvolve pesquisa de Iniciação Científica que aborda os componentes centrais e mecanismos da dor crônica do tipo neuropática, além de aspectos cognitivos e emocionais que ficam prejudicadas em quadros crônicos da dor. O estudo é realizado na FMRP-USP, no Laboratório Dor & Emoções, sob orientação do Prof. Dr. Renato Leonardo de Freitas e com a colaboração do Prof. Dr. Wagner Ferreira (FFCLRP-USP), do Prof. Dr. Norberto Cysne Coimbra (FMRP-USP) e do Prof. Dr. Pedro Ismael (Instituto Butantan).

  O trabalho de Ana Carolina, que conta com bolsa da FAPESP, é intitulado "Mygalin into the prelimbic prefrontal cortex modulates the chronic neuropathic pain and depression comorbid in Wistar rats" e evidencia a ação da Migalina, uma acilpoliamina sintetizada a partir da hemolinfa de aranha, substância cedida pelo Instituto Butatan, como possível agente analgésico. A pesquisa também busca entender os atenuadores dos prejuízos emocionais decorrentes de quadros crônicos de dor, através dos estudos com ratos Wistar.

"Propomos que os efeitos da Migalina se utilizam dos receptores glutamatérgicos do tipo NMDA. E por fim, também mostramos que o córtex pré-frontal medial é uma região envolvida na elaboração de comorbidades entre dor crônica e outras desordens psiquiátricas, como a depressão", comenta o professor  orientador Renato Leonardo.

O projeto é financiado pela FAPESP através da concessão de Auxílio Jovem Pesquisador e Equipamento Multiusuários, ambos sob responsabilidade de Renato Leonardo. O Prêmio Jovem Neurocientista busca valorizar os jovens talentos acadêmicos, premiando os três melhores trabalhos apresentados por estudantes de iniciação científica nas reuniões anuais da SBNeC.





















Ana Carolina durante apresentação no Congresso da SBNeC
Compartilhe: