Conhecendo os CEPIDs Fapesp da USP: CEM


O Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) é uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas.

Fundado em 2000, e sediado na Universidade de São Paulo e no CEBRAP, o CEM é constituído por pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos. As pesquisas desenvolvidas estão voltadas aos mecanismos por meio dos quais os cidadãos podem sair da situação de pobreza, a saber: a ação do Estado; mercado de trabalho e as redes de relacionamento e associativas.

Dos resultados de pesquisas oferecidos pelo CEM estão as bases de dados, que vão desde divisão territorial, desigualdade social, demografia, saúde, educação, entre outros levantamentos. Também está disponível a Mapoteca, o software de geoprocessamento TerraView, além de teses, artigos, livros, interativos, entre outros materiais. Para ter acesso gratuito às ferramentas, basta informar seu e-mail na hora de abrir o conteúdo no site.

O Centro é uma instituição financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) por meio de um novo modelo de organização da investigação científica implementado nos Cepids (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão). Em sua trajetória, o Centro também contou com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) tendo sido um INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) até 2014.

Acesse o site do CEM clicando aqui. Aproveite e curta a página do Facebook também!

Outros links úteis


Apresentação Institucional

Publicações do CEM (Livros)

Desigualdade no Brasil nos últimos 50 anos - Animações


Encarte de artigos em parceria com Oxfam e Le Monde Diplomatique Brasil:
 



Notícias recentes (Início de 2018)

*Clique nas imagens para acessar

Melhoria na distribuição da renda pode ter provocado reação conservadora - Vídeo Fapesp


Racismo no Brasil e os limites da lei


Milícias: como e por que atuam


Lançada base unificada com dados sobre áreas verdes metropolitanas


Livro sistematiza dados sociodemográficos da Baixada Santista


Confira também todas as notícias filtradas por ano.



Colaboraram com o conteúdo dessa matéria: Ximena I. León - Comunicação CEM