Conhecendo os CEPIDs Fapesp da USP: CRID


O Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID, da sigla em inglês Center for Research in Inflammatory Diseases/Cepid) foi criado com o objetivo de produzir conhecimento científico e identificar novos alvos terapêuticos na área de doenças inflamatórias. Para tanto, conta com a experiência de pesquisadores de vários campos das Ciências Biomédicas ligados à pesquisa básica (genética, biologia molecular e celular, imunologia, farmacologia e patologia) à pesquisa clínica (reumatologia, imunologia, infectologia e dermatologia) e à bioinformática.

As doenças inflamatórias constituem um grupo complexo e heterogêneo de doenças que afetam mais de 10% da população mundial. As alternativas de tratamento disponíveis atualmente são limitadas e, em alguns casos, ineficazes, pois ainda faltam informações sobre os mecanismos subjacentes.

A meta geral do CRID é realizar pesquisa integrativa e translacional para identificar e validar novas rotas biológicas envolvidas na indução e na resolução da inflamação. O resultado esperado é o desenvolvimento de estratégias terapêuticas inovadoras e de drogas contra doenças inflamatórias. As pesquisas envolvem triagem genética de alto desempenho (HTS) in vivo e em modelos in vitro, modelagem e síntese química, assim como busca por novas moléculas naturais em plantas e na saliva de artrópodes.

O CRID também promove ações de divulgação para a comunidade científica e para o público em geral. Entre os destaques, estão o projeto Jovem Imunologista, que leva atividades sobre imunologia para estudantes de ensino médio de escolas públicas; o Pint of Science, festival internacional de divulgação científica cuja realização em Ribeirão Preto é feita pelo CRID, pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e pelo Centro de Terapia Celular (CTC), outro Cepid FAPESP da USP; o Ciência com Pipoca, iniciativa que utiliza filmes e séries para ilustrar temas científicos e também é realizada em parceria com o IEA-RP e o CTC; e o Ciência Por Aí, site que utiliza vídeos, jogos e memes para aproximar o público jovem do mundo científico; além de outras ações.

Acesse o site do CRID clicando aqui. Curta também a página do Centro no Facebook!

Outros links úteis


Apresentação institucional


Conheça os projetos de Pesquisa e Inovação


Conheça as ações de Educação e Difusão


Canal do YouTube


Twitter
 

Palestras


Game Immuno Rush


DOL - Dor On Line - Divulgação científica sobre a dor
 

Notícias Recentes (Início de 2018)


Pesquisa identifica molécula que interfere na miocardite chagásica


Projeto de pesquisador do CRID é selecionado em chamada do Instituto Serrapilheira


Da comida ao celular, projeto mostra a ciência no nosso dia a dia


Confira também todas as notícias por data de publicação no site e no Jornal USP.  



Colaboraram com o conteúdo dessa matéria: Thaís Cardoso - IEA Ribeirão Preto; André Moura  - CRID - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias  
Compartilhe: