Conhecendo os CEPIDs Fapesp da USP: Redoxoma

 
O Centro de Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma/Cepid), sediado no Instituto de Química da USP, é uma rede de pesquisadores focada em investigar os processos redox, que são reações químicas com oxidação e redução simultâneas. Os radicais livres são gerados pelo processo redox e estão relacionados a diversos processos vitais do nosso organismo, como o combate a micro-organismos infecciosos, a sinalização de processos celulares, entre outros. Quando acima do normal, os radicais livres também podem ser prejudiciais ao organismo, pois estão relacionados a doenças como o câncer e podem acelerar o processo natural de envelhecimento.

A investigação desses processos tem um potencial único para esclarecer as vias bioquímicas relacionadas à (pato)fisiologia de células e órgãos, bem como para revelar os mecanismos de doenças e alvos terapêuticos. É este enorme potencial que o Centro Redoxoma busca alcançar, abordando questões relevantes para entender os mecanismos moleculares, e assim permitir a elaboração de estratégias antioxidantes eficazes e de biomarcadores relevantes.

A abrangência dos processos redox também abre muitas possibilidades de aplicações tecnológicas. Diversos setores industriais públicos e privados podem ser beneficiados com as novas tecnologias desenvolvidas pelo Centro, variando entre aqueles em que o Brasil já adquiriu liderança internacional (cuidados pessoais, perfumes, cosméticos, bioenergia) e aqueles que ainda não são competitivos nos mercados nacional e internacional (farmacêuticos, dispositivos médicos, diagnósticos, cuidados ambientais).

Entre as atividades realizadas pelo Redoxoma, há a campanha que foi feita em parceria com o Metrô de São Paulo sobre o envelhecimento, que você também pode encontrar espalhada pela USP; realização de seminários; disponibilização de artigos científicos e publicações; folders explicativos; além de realizar espectrometria de massas.

Acesse o site do Redoxoma clicando aqui. Aproveite e curta a página do Facebook também!

Outros links úteis


Apresentação Institucional


Seminários


Espectrometria de Massas


Página do Google Acadêmico do Redoxoma (artigos e publicações)


Campanha “Livres e Radicais”


Folder explicativo sobre os radicais livres, e folders institucionais


Material desenvolvido por alunos: Quadrinhos Radicais e vídeo "Antioxidantes podem rejuvenescer a pele?"
 

Apresentação do Centro Redoxoma - Vídeo da Ciência USP


Ohr ajuda bactérias a se protegerem do sistema imune  - Vídeo da Ciência USP


Detalhes da reação entre peroxinitrito e PDI  - Vídeo da Ciência USP

*Veja mais vídeos das pesquisas no site do Redoxoma, na aba "Mídia".  

Notícias recentes (Início de 2018)


Estudo mostra que uma classe de ferro celular até então considerada apenas pró-oxidante também pode ser antioxidante

Pesquisador fala sobre biologia redox e morte celular por ferroptose em Seminário do Redoxoma

Ácido úrico impede ação bactericida de células de defesa

Cientistas mostram que genes de proteínas envolvidas na regulação do citoesqueleto compartilham o mesmo locus gênico há cerca de 820 milhões de anos

Confira também todas as notícias por data de publicação.  



Colaboraram com o conteúdo dessa matéria: Carmen Fernandez - Redoxoma - Centro de Processos Redox em Biomedicina
Compartilhe: