Ciência Aberta

O conceito de Ciência Aberta consiste na abertura de dados, infraestrutura, periódicos, entre outras ferramentas, para que sejam compartilhados, reutilizados e melhor aproveitados por todos os agentes que produzem a ciência e também pela sociedade que se beneficia dela. Neste momento de pandemia, todos têm acompanhado a importância do compartilhamento aberto de informações para que se possa conhecer mais rapidamente a atuação desse novo vírus e, assim, facilitar o desenvolvimento de novos tratamentos para a população.

O mundo todo tem aberto caminhos em direção à Ciência Aberta. O Brasil tem um Compromisso com a Ciência Aberta dentro do Plano de Ação Nacional em Governo Aberto, mostrando que essa iniciativa também está sendo estruturada aqui. Tanto a CAPES quanto o CNPq participam desse plano de ação nacional com o objetivo de avançar a Ciência Aberta no Brasil, o que reforça a visão de que, no curto prazo, ela estará bastante disseminada no país.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Sylvio Canuto, e o Reitor Vahan
Agopyan na abertura do II Encontro sobre Ciência Aberta.
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), desde o ano passado, tem trazido à discussão esse importante tema, tendo organizado dois Workshops que podem ser acessados na íntegra através do nosso site (https://prp.usp.br/usp-ciencia-aberta/).

Vídeo do I Encontro USP Ciência Aberta

Vídeo do II Encontro USP Ciência Aberta

https://prp.usp.br/gestao-de-dados-cientificos

A PRP, com apoio operacional da Superintendência de Tecnologia de Informação (STI), disponibilizou infraestrutura para que os pesquisadores da USP elaborem, de forma rápida e prática, seus planos de gestão de dados científicos e disponibilizem seus dados, na forma de um repositório institucional de dados, nas plataformas fornecidas pela STI, ação que já é exigida pela FAPESP. A apresentação de um Plano de Gestão de Dados científicos na submissão de projetos para obtenção de financiamento, assim como a disponibilização pública dos dados gerados, é uma tendência mundial dos órgãos de fomento e mostra que o futuro da ciência caminha para o compartilhamento e acesso público de informações e dados que possam ser melhor utilizados e, assim, aumentar o impacto positivo da ciência para a sociedade que a financia.

Assim como os dados, as Instituições também devem disponibilizar um repositório de sua produção científica, garantindo que seus artigos publicados fiquem à disposição de qualquer usuário interessado. A USP tem seu repositório institucional ativo, em acesso aberto, o qual é organizado pela Agência USP de Gestão da Informação (AGUIA).

Um outro aspecto importante da Ciência Aberta é poder aproximar a sociedade da pesquisa científica, melhorando a compreensão e o conhecimento em ciência da sociedade de um modo geral. A sociedade financia as pesquisas científicas e é beneficiária dos seus resultados, assim é importante que participe desse processo de forma consciente e responsável. Esse é o conceito de Ciência Cidadã que tem se desenvolvido bastante no mundo todo e trazido importante ampliação do conhecimento científico na sociedade. Tendo clara a importância dessa interação com a sociedade, a PRP lançou um edital para fomentar projetos de Ciência Cidadã, os quais estão em análise no momento. Essa retrospectiva das ações envidadas pela PRP até o momento aponta para um caminho de destaque da USP rumo à Ciência Aberta e é muito importante que nossos pesquisadores estejam esclarecidos e capacitados para percorrer esse novo caminho de tendência mundial.

Logo retomaremos as ações nesse sentido e aproveitamos, neste momento, para sugerir alguns cursos de capacitação muito bons sobre esse tema, disponibilizados pela FIOCRUZ e desenvolvidos em parceria com a Universidade do Minho. Esses cursos abordam o conceito e o histórico de Ciência Aberta, a questão dos direitos autorais e do acesso aos dados  nesse processo de desenvolvimento científico aberto ao qual devemos estar todos atentos.

Este link (https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/inscricao-selecao) facilita o acesso à pagina desses cursos de capacitação destinado a professores, pesquisadores, pós-graduandos e qualquer pessoa interessada no assunto. Segue também o link para acesso a cada curso individualmente.

Esperamos que você possa assistir aos vídeos dos nossos workshops, se não teve a oportunidade ainda, assim como conhecer os repositórios e participar dos cursos de capacitação na área.

Atenciosamente,

Pró-Reitoria de Pesquisa

Fotos: Marcos Santos/USP imagens