GiP

O sistema Gestão da Informação de Projetos (GiP) foi desenvolvido pela
Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) a pedido da Pró-Reitoria de Pesquisa e implementado em 2015.

Esse aplicativo web gerencia e controla a execução dos projetos de pesquisas financiados com verbas extraorçamentárias das agências de fomento, em total aderência aos modernos procedimentos de gestão de auxílios financeiros e prestações de contas online, com a transparência, segurança e agilidade que dele se espera.

O Sistema GIP tem como objetivo reduzir o tempo gasto na prestação de contas das atividades financeiras dos projetos de pesquisa, permitindo que o Pesquisador destine seu tempo para o que é mais importante: produzir conhecimento científico. Além de minimizar os trâmites burocráticos dispendido com as atividades científicas, facilita a contabilidade dos projetos e, sob o ponto de vista institucional, permite o acompanhamento dos projetos em andamento na Universidade.

Seus processos abrangem as etapas de cadastro, execução e prestação de contas, contando com várias funcionalidades, entre as quais, controle de saldo, registros de entrada e saída de dinheiro, elaboração de relatórios gerenciais, gerenciamento do patrimônio do auxílio ou projeto.

Uma das grandes vantagens do GIP é a integração com outros sistemas da USP (como, por exemplo, o Sistema Mercúrio) e da FAPESP. Desde maio de 2017, os auxílios aprovados pela FAPESP – atualmente são gerenciados pelo sistema SAGe – são automaticamente inseridos no GIP-USP, permitindo a gestão do auxílio e a prestação das contas online à FAPESP, ao final do processo. De acordo com o OF. PRP 215/2021, em abril de 2021, as prestações de contas iniciais dos processos de auxílios com a FAPESP passarão a ser submetidas em formato digital, obrigatoriamente por meio do Sistema GIP.

Desde 2019, essa gestão da PRP tem organizado eventos presenciais e remotos para a capacitação dos servidores das Unidades, Institutos Especializados e Museus da USP, que desempenham atividades nos centros de gerenciamento de projetos, escritórios de apoio institucional, seções contábeis e de finanças, entre outros setores que fazem uso desse sistema.

Para que os outorgados e os servidores possam familiarizar-se com este sistema, além dos cursos de capacitação costumeiramente oferecidos, a PRP disponibilizou em seu site os vídeos do treinamento online do Sistema GIP, como forma de auxiliar o aprendizado operacional dos novos usuários. Além disso, as eventuais dúvidas sobre o uso do sistema poderão ser encaminhadas pelo “Fale Conosco” do Sistema Atena/PRP, por meio do link de acesso da sua homepage (https://uspdigital.usp.br/atena/) ou também pelo próprio Sistema GIP (https://uspdigital.usp.br/gpusp/).

Oficio PRP 215/2021 – obrigatoriedade de uso do sistema GIP para prestação de contas  iniciais dos processos de auxílios concedidos pela FAPESP

Acesse o GiP: https://uspdigital.usp.br/gpusp