Encontros USP Ciência Aberta

O conceito de ciência aberta refere-se à disponibilização de dados, infraestrutura, periódicos, etc, para que sejam compartilhados, reutilizados e melhor aproveitados por todos os agentes que produzem a ciência e pela sociedade, que se beneficia dela. É importante que as discussões sobre o avanço da Ciência Aberta ocorram entre as diferentes esferas: universidades, agências de fomento, editoras e órgãos governamentais.

A PRP organizou dois eventos em 2019 sobre o tema. O principal objetivo dos encontros foi promover a discussão do tema com as universidades paulistas, pois os docentes precisarão estar esclarecidos e aptos a participarem dessas novas iniciativas. Outro objetivo foi discutir o que vem ocorrendo nesse sentido no Brasil para que possamos envidar esforços conjuntos na direção do desenvolvimento da ciência aberta no país.

I Encontro USP Ciência Aberta

O I Encontro USP Ciência Aberta foi realizado em 30/08/2019 e reuniu representantes da FAPESP, ABEC, Springer Nature, dirigentes da USP, Unesp e Unicamp e representantes de iniciativas para ciência aberta da USP para debaterem sobre perspectivas e estratégias necessárias à implementação e promoção da ciência aberta.

Assista ao vídeo do evento em https://youtu.be/yWfHoQP9tLU.

O II Encontro USP Ciência Aberta ocorreu em 25/10/2019 com a participação de dirigentes da USP, da Unesp e da Unicamp e representantes da ONU, CAPES, Springer Nature, Scielo e EMBRAPA.

Assista ao vídeo do evento em https://youtu.be/cfsZqebRtiI